O Search Engine Journal (SEJ) lançou recentemente seu último relatório State of SEO com muitas tendências e previsões para 2023. No relatório, eles analisaram as pesquisas mais recentes e POVs de especialistas para entender os maiores desafios que os profissionais de SEO enfrentaram este ano e quais são os mais esperados.
Se você deseja que sua estratégia para o próximo ano seja bem-sucedida, precisa levar em consideração os possíveis desafios que podem surgir.
Quais desafios aguardam o SEO em 2023 e além?
Principais conclusões do relatório State of SEO
O relatório de estado de SEO da SEJ prevê que aprendizado de máquina e IA, atualizações do Google e depreciação de cookies de terceiros serão as maiores mudanças em SEO até 2023.
Para se preparar adequadamente para futuras ameaças, a SEJ perguntou aos entrevistados quais seriam as três maiores mudanças em SEO nos próximos anos. Aqui estão suas respostas:
- Aprendizado de máquina e IA (18,7%)
- Atualizações do Google (18,0%)
- Depreciação de cookies de terceiros (13,9%)
- Páginas de clique zero do Google (12,9%)
- Competição de talentos (11,5%)
Aprendizado de máquina e IA
Machine Learning e AI serão enormes para SEO em 2023. Já está sendo usado em vários aspectos do SEO, desde otimização de conteúdo até link building e pesquisa de palavras-chave. Até o conteúdo de inteligência artificial já está sendo criado hoje.
Quando a atualização de conteúdo útil do Google em agosto de 2022 foi lançada para “garantir que as pessoas vejam mais conteúdo útil e original escrito por pessoas, para pessoas, nos resultados de pesquisa”, a primeira impressão foi que isso visava ferramentas de conteúdo de IA.
De acordo com as diretrizes do webmaster do mecanismo de pesquisa, o advogado de pesquisa do Google, John Mueller, o conteúdo gerado automaticamente com ferramentas de escrita de IA é considerado spam.
A única forma de garantir que seu conteúdo será bem recebido é conhecer seu público por dentro e por fora e usar Machine Learning e IA como ferramentas auxiliares de produtividade, nunca perdendo o toque humano.
Atualizações do Google
O Google continua lançando atualizações de algoritmo. É um processo contínuo e os profissionais de SEO devem se manter atualizados sobre as últimas mudanças para garantir que suas estratégias sejam benéficas em 2023 e além.
As atualizações do Google, como BERT (NLP) lançadas há 3 anos, e EAT (expertise, authoritativeness e trustworthiness) devem continuar mudando o SEO até 2023.
Suspensão de cookies de terceiros
A descontinuação de cookies de terceiros trará mais desafios de privacidade de dados e gerenciamento de consentimento.
No futuro, os cookies existirão em duas formas diferentes: marketing baseado em grupo e relacionamentos primários. Ambos apresentam grandes oportunidades que devem ser consideradas ao planejar uma estratégia de marketing eficaz.
A coleta de dados pessoais não é necessária para SEO, oferecendo uma oportunidade fantástica para os profissionais de marketing trazerem mais tráfego ao site sem depender de cookies de terceiros. Lembre-se de que o SEO leva tempo, por isso é melhor começar o quanto antes.
Páginas de clique zero do Google
Aproximadamente metade de todas as pesquisas terminam sem um clique em um resultado de pesquisa orgânica. Essas são chamadas de pesquisas com clique zero e ocorrem em mecanismos de pesquisa como Google, Bing ou Yandex.
Com cada vez mais novos recursos de SERP que permitem aos usuários acessar uma variedade de widgets juntamente com resultados orgânicos, as pesquisas com clique zero se tornaram muito mais comuns. Alguns exemplos de recursos de SERP que contribuem para pesquisas com clique zero são a Resposta direta do Google ou o Painel de conhecimento.
Como os profissionais de marketing podem garantir que ainda receberão tráfego orgânico? Se sua palavra-chave de destino já estiver associada a um recurso SERP, como uma resposta direta ou um painel de conhecimento, convém enfatizar outras áreas de SEO. Considere adicionar conteúdo que atenda às diferentes necessidades do usuário ou escrever mais palavras-chave de cauda longa. Lembre-se, escrever conteúdo que será valioso para os leitores é o mais importante. Se você fornecer valor, seu site receberá tráfego repetido a longo prazo.
Competição de talentos
Por fim, a competição por talentos está aumentando e é mais importante do que nunca encontrar profissionais de SEO experientes que saibam como se manter à frente da concorrência. As empresas devem garantir que tenham os recursos certos a bordo se quiserem permanecer competitivas em 2023. SEO é um esforço de equipe. Você precisará de escritores, estrategistas de conteúdo, desenvolvedores e designers de UX para obter os melhores resultados possíveis.
Como ficar à frente da curva em SEO?
O SEO é uma batalha constante para quem se empenha em manter seus sites visíveis na internet. Sempre há algo novo para aprender sobre como aumentar a visibilidade e as classificações com SEO. Ficar à frente da curva em SEO começa com a pesquisa constante de novos desenvolvimentos no campo – assinando alguns dos principais blogs e boletins do setor, participando de conferências relevantes e conectando-se com outros profissionais.
Como alternativa, aproveite os conselhos disponíveis diretamente do Google – eles estão sempre lançando diretrizes e atualizações.
Quais técnicas de SEO ainda serão eficazes em 2023?
1. Bom conteúdo
O conteúdo de qualidade deve permanecer na base de qualquer estratégia de SEO. Certifique-se de alavancar seus esforços de marketing de conteúdo, criando conteúdo original de alta qualidade que visa não apenas palavras-chave relevantes para seu setor, mas principalmente as necessidades e desejos de seus leitores de uma maneira envolvente.
2. Velocidade de carregamento rápido da página
Desde o lançamento do Core Web Vitals, o Google tem colocado cada vez mais ênfase na velocidade de carregamento do site, especialmente em dispositivos móveis. Este é um dos principais aspectos que contribuem para uma boa experiência do usuário. Ninguém gosta de abrir um site, olhar para uma página em branco e esperar que carregue. Isso não vai mudar.
3. Links e backlinks
Como os sites se vinculam uns aos outros continuará sendo um dos aspectos mais importantes do SEO. O Google usa links como forma de confiança e, quando outros sites têm links para o seu, isso indica que seu conteúdo é valioso.
4. Design responsivo
Ter um site responsivo já é essencial há algum tempo, e isso só será reforçado em 2023. O Google prefere sites com design compatível com dispositivos móveis, portanto, certifique-se de usar o design responsivo em seu site.
5. Otimização da pesquisa por voz
A pesquisa por voz está se tornando cada vez mais popular e prevê-se que cresça ainda mais em 2023. Otimizar seu site para pesquisa por voz, significa garantir que o conteúdo que você está criando inclua palavras-chave de long tail e linguagem natural; isso garantirá que os mecanismos de pesquisa por voz possam encontrar facilmente seu conteúdo.
Concluindo, os princípios de SEO foram e continuarão sendo essenciais para o sucesso do marketing. Embora a tecnologia ao nosso redor esteja mudando rapidamente, muitos dos elementos principais permanecem praticamente inalterados: qualidade do conteúdo, velocidade da página, links/backlinks, design responsivo, otimização de pesquisa por voz e muito mais.
O futuro do SEO e o que esperar
O SEO percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias de preenchimento de palavras-chave e redação de meta descrições. Mas o que o futuro reserva para o SEO à medida que avançamos? É um momento emocionante para a otimização de mecanismos de pesquisa, pois o Google continua a refinar e melhorar seus algoritmos. Segundo especialistas, várias mudanças significativas estão reservadas para essa linha de trabalho em constante evolução.
Nos próximos anos, podemos esperar muitas mudanças na forma como o Google classifica os sites. Para começar, espere ainda mais ênfase na qualidade do conteúdo e na experiência do usuário. O Google também continuará com sua abordagem “mobile first” e veremos mais esforços para entender a linguagem natural e melhorar a relevância para os pesquisadores.
Em última análise, tudo isso significa que web designers e profissionais de marketing devem ficar à frente do jogo e garantir que estão fazendo o que for necessário para fornecer valor aos usuários por meio de conteúdo útil, abordando as consultas dos clientes com velocidade e precisão. No geral, essas mudanças devem nos aproximar mais do que nunca de resultados de pesquisa precisos e abrangentes, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Conclusão
Apesar de algumas das complexidades que podem ser adicionadas ao longo dos próximos anos quando se trata de otimizar seu site e conteúdo, podemos finalmente ficar tranquilos sabendo que, se feito corretamente, estamos agindo de acordo com os interesses de nossos usuários – garantindo que eles recebam apenas as respostas mais relevantes e úteis.
Artigo revisado e traduzido. Por Rock Content.