Quanto custa criar um site profissional em 2024?

Se você é um Desenvolvedor Web ou Web Designer e não sabe quanto cobrar dos seus clientes, ou se deseja contratar uma agência ou um profissional freelance para construir o seu site e e não tem ideia do valor, continue lendo esse artigo.

Um site profissional em 2024 custa em média de R$1.000 à R$100.000. Tamanha disparidade se deve a uma série de fatores, que irei especificar abaixo.

1. Se o responsável pela criação do site é uma agência ou um profissional freelance

 

Geralmente um site feito por uma agência deverá custar mais que um feito por freelance. O freelance tem a opção de trabalhar em casa, num café ou coworking, e embora tenha gastos, são muito menores do que de uma agência. Esta, por sua vez, possui custos com funcionários, aluguel de um espaço comercial, internet etc. Portanto, faz sentido que os valores cobrados sejam diferentes, embora isso não tenha relação com a qualidade do serviço prestado.

2. A experiência e qualificação do profissional

 

Um profissional que está há mais anos no mercado, terá desenvolvido uma experiência muito relevante que será aplicada em seu trabalho. Quanto melhor a especialização do profissional, maior será a qualidade do projeto e, consequentemente, o valor do seu serviço. Diferenciais como senso estético, conhecimento técnico e capacidade analítica farão diferença no resultado final do projeto.

Apresentar um portfólio robusto e de qualidade poderá ser uma justificativa para que o profissional cobre o valor que considere justo.

3. O tipo de site projetado

 

O mundo digital é muito vasto, onde existem diversos tipos de projetos para necessidades específicas. Cada um contará com um certo nível de dificuldade e complexidade, o que certamente influenciará no seu custo final. Dentre os principais tipos de sites, podemos citar:

Landing Page: É um site de uma página só, utilizado em campanhas de marketing e publicidade. Ao contrário de um site institucional, que incentiva o usuário a explorar o seu conteúdo, a landing page tem o objetivo de fazê-lo com que clique no botão CTA (Call To Action). Este botão redireciona os usuários para um link de pagamento externo, WhatsApp, formulário de contato etc. Resumidamente, as landing pages são sites menos “complexos” e objetivos, onde o foco é a venda de determinado serviço ou produto.

• Site Institucional: Este é o tipo mais popular e seu objetivo é divulgar informações relevantes sobre a empresa, sobre o profissional ou negócio. O site institucional serve como uma espécie de cartão de visita e portfólio virtual, convidando seus clientes a explorarem o seu conteúdo. Em geral possui de 5 a 10 páginas, incluindo a Home, Quem Somos, Serviços, Clientes, Galeria, Contato, Blog, Depoimentos etc.

• Loja Virtual (E-commerce): Como o nome já sugere, a loja virtual é um espaço online onde é possível vender produtos ou serviços, sem necessidade de uma loja física. Hoje em dia existem diversas plataformas que oferecem o serviço de criação de lojas. Por exemplo, o WooCommerce é uma ferramenta embutida no WordPress, a mais popular plataforma de gerenciamento de conteúdo para a criação de sites. O WooCommerce permite uma ampla variedade de personalização de design e inclusão de recursos, o que torna o projeto mais complexo e custoso. Já a Loja Integrada é uma excelente solução para e-commerces brasileiros, por sua facilidade de configuração. Porém possui recursos mais limitados que o WooCommerce.

• Aplicativos e Sites com Sistemas Integrados: Esse são os tipos mais complexo e custosos, pois exigem profissionais com conhecimentos em programação, ou seja, uma mão de obra com alto valor no mercado. Outro motivo que justifica o custo, é o tempo de investido na produção do projeto, que costuma ser maior que nos tipos de projetos citados anteriormente.

4. Tecnologia empregada

 

Um site pode ser desenvolvido do zero, através de linguagem de marcação (HTML), de estilo (CSS) e de programação (PHP, Javascript etc) ou poderá ser criado com o auxílio de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress e Joomla.

O site desenvolvido manualmente provavelmente custará mais, pois muitas vezes irá exigir o envolvimento de uma equipe de profissionais especializados, além do tempo maior dedicado ao projeto, comparado aos sites criados em gerenciadores de conteúdo.

5. Os recursos necessários

 

Para o site funcionar corretamente, é necessário um conjunto de serviços e ferramentas que podem ser gratuitos ou pagos.

• Hospedagem: É um serviço online onde é possível criar um profissional e armazenar os arquivos do site. O custo da hospedagem varia de R$300 a R$800 por ano e irá depender dos recursos oferecidos, capacidade de armazenamento, performance etc.

• Domínio: É o endereço eletrônico do site (www.seudominio.com.br). Domínios com o final .com.br tem o valor de R$40 por ano se registrados na empresa registro.br. Já domínios com final .com tem o valor de R$75 por ano e podem ser adquiridos em empresas de hospedagem de sites.

• Serviços e ferramentas extras: Dependendo do tipo e complexidade do projeto, podem haver custos adicionais com ferramentas de pagamento online, como o Mercado Pago e PagSeguro, plugins premium para a construção de sites, serviços de e-mail marketing etc.

6. Serviços opcionais

 

Em muitos casos o proprietário do site não possui tempo ou conhecimento técnico para fazer as atualizações, postar um artigo e/ou escrever o conteúdo. Por isso, existem serviços extras que podem ser incrementados ao contratar o serviço de criação de sites, como a manutenção e gerenciamento do conteúdo, redação, criação de banners personalizados etc.

Afinal, quanto custa criar um site?

Podemos concluir que o custo de uma Landing Page varia de R$1.000 a R$3.000. Já o custo de criar um Site Institucional varia de R$2.000 a R$10.000. A Loja Virtual pode valer em média de R$3.000 a R$30.000 e Aplicativos e Sites com Sistemas integrados podem chegar até R$100.000.

Lembrando que essa é uma média de valores, podendo existir projetos mais ou menos custosos do que os citados anteriormente.

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