Qual cor escolher para a Identidade Visual da sua marca?

A identidade visual da sua marca é essencial para gerar uma conexão com o seu público. Se ela for bem construída, será mais fácil de ser memorizada e passará mais credibilidade para seus clientes, pacientes ou seguidores.

Um dos elementos mais marcantes da identidade visual são as cores. Por esse motivo, é muito importante escolhê-las de maneira correta, para que transmitam emoções coerentes com o objetivo da marca.

Por exemplo, a cor vermelha jamais poderia ser utilizada na identidade visual de um SPA, pois ela está associada a emoções fortes, como velocidade, intensidade etc. Para o SPA, o ideal seria usar cores em tom pastel, que transmitem a ideia de paz e serenidade.

Nesse artigo irei listar algumas cores, com seu significado psicológico e onde poderiam ser utilizadas.

1) Amarelo

O amarelo é representado pelo SOL, que evoca sentimentos de felicidade, alegria e criatividade. É muito utilizado em startups, lojas de roupas e empresas de tecnologia, por possuírem um público jovem que anseia por inovação.

É a cor ideal para empresas que buscam atrair seus clientes de forma calorosa e cordial.

Setores: Roupas, Startups, Agências de Marketing e Tecnologia, Aplicativos WEB, Lojas de Departamento etc.

2) Vermelho

Conforme mencionado anteriormente, o vermelho transmite emoções fortes e energéticas, sendo representado pelo fogo.

Além disso, também provoca o despertar da fome e apetite. Não é por acaso que diversos restaurantes utilizam o vermelho em sua identidade visual.

Setores: Restaurantes, Serviços Gerais, Bancos, Canais de Notícias, Alimentos, Setor Automobilístico etc.

3) Azul

O azul é uma das cores mais comuns e versáteis no mundo corporativo, já que ele possui diversos significados. Dentre eles, podemos citar a confiança, o profissionalismo, o equilíbrio etc.

É ideal para ser utilizado para empresas que precisam gerar uma relação de confiança e estabilidade com os seus clientes, pacientes ou seguidores.

Setores: Clínicas Médicas, Escritórios de Advocacia, Empresas de Engenharia e Tecnologia, Instituições Financeiras etc.

4) Verde

O verde é ligado a ideia de conexão com a natureza, crescimento e saúde. A cor nos provoca uma sensação de paz, serenidade e vitalidade.

Por esse motivo é muito utilizada em marcas relacionadas ao setor de saúde, produtos sustentáveis, alimentos saudáveis etc.

Setores: Lojas de Produtos Naturais, Empresas de Consultoria Ambiental, SPAS, ONGs que promovem a sustentabilidade etc.

Conclusão

Estas são as cores mais comuns utilizadas na criação da identidade visual. Porém, existem diversas outras cores que poderiam se encaixar perfeitamente na sua marca.

O lilás, por exemplo, transmite serenidade e relaxamento, podendo ser utilizado em Clínicas de Massagem e Consultórios de Psicologia.

O laranja é um meio termo entre o vermelho e amarelo, pois transmite emoções intensas e alegres, que remetem a juventude e inovação. Pode ser utilizado em Agências de Comunicação, Produtos Tecnológicos, Setor Alimentício etc.

Para escolher a cor correta para a sua marca, é importante consultar um Designer ou Web Designer. O(a) profissional poderá lhe auxiliar considerando aspectos como: a combinação das cores, materiais que serão aplicadas, se transmitem emoções condizentes com o objetivo da marca etc.

×