Porque os sites são hackeados e que danos isso pode causar?

Os sites são hackeados por toda uma série de razões, mas, ao contrário do que todos pensam, isso geralmente não é um ataque específico à empresa ou ao site.

Sim, os governos, grandes organizações ou aqueles com dados confidenciais, por exemplo, serão especificamente direcionados, mas, realisticamente, é improvável que alguém faça uma tentativa deliberada de invadir o site de seu advogado local ou contador. Isso ocorre porque o hacking geralmente não é fácil e, portanto, não é barato, e haveria pouca recompensa.

Então, por que alguém invadiria seu site?

Hackers são capazes de atacar uma certa versão de um determinado tipo de site facilmente como qualquer site específico, portanto, se houver um milhão de sites em uma lista que corresponda aos seus critérios, eles podem literalmente hackear um milhão de sites automaticamente de uma só vez, durante a noite.

É por isso que você pode ser alvo; não porque as pessoas querem atacar você especificamente, mas porque você corresponde aos critérios deles.

Geralmente vemos isso em sistemas com plataforma CMS. Não porque eles sejam mais ou menos vulneráveis do que outras plataformas, mas porque se os usuários não os mantiverem atualizados, os computadores executados por hackers (robôs) podem criar uma lista de milhões de sites e, em seguida, hacká-los todos de uma só vez.

Eles geralmente usam seu site ou o servidor subjacente para se beneficiarem. Não que um site ou computador seja útil, mas coletivamente um milhão de sites ou computadores podem ter um valor enorme.

Eles podem usar seu servidor para enviar e-mails de spam, o que pode adicionar você a listas de spam que impedem que seus e-mails sejam exibidos. Eles podem também sutilmente (ou não tão sutilmente) alterar o conteúdo do seu site para promover o seu próprio, ou alterar a forma como o Google o vê para aumentar sua própria classificação às custas do seu.

Tivemos alguém nos contatando um tempo atrás dizendo que seu site WordPress estava muito lento. Levou-nos apenas um minuto para determinar que tinha sido hackeado, uma vez que não foi mantido atualizado.

O que esse hack em particular estava fazendo era modificar as páginas para incluir termos específicos “farmacêuticos” e vinculá-los à sua loja on-line. Para o hacker, isso significa milhões de sites com conteúdo relevante apontando para eles, aumentando sua posição nos mecanismos de busca.

Para os proprietários dos sites invadidos, no entanto, isso significa que, se os clientes deles fizerem uma pesquisa no Google, eles os encontrarão em vez de suas páginas genuínas.

Conclusão

Ter um site hackeado não é nada profissional. Faz com que o seu site perca credibilidade e confiança de seus clientes e prejudica sua otimização nos mecanismos de busca.

Crio sites 100% seguros e realizo backups periodiacamente para que o seu site não corra o risco de cair nas mãos do ataque de hackers! Realize agora o orçamento do seu site!

Deixe um comentário

×