Imagem de uma mulher usando redes sociais e um homem criando sites, em flat design

Devo investir na criação de sites ou nas redes sociais, para alcançar mais clientes?

Desde a invenção da internet, os meios de comunicação e publicidade mudaram muito. Quando era criança, costumava procurar um serviço nas páginas amarelas, classificados, ou pelo tradicional “boca a boca”.

Com o tempo, os tradicionais “flyers”, “folders” e outras mídias impressas foram dando espaço a divulgação na internet, em decorrência da sua rápida popularização.

Atualmente, há diversos meios de publicidade digital, porém, duas se destacam: Mecanismos de busca, especialmente o Google, e as Redes Sociais.

Para anunciar no Google, você necessariamente precisa ter um site. Seja uma landing page, one page, loja virtual ou um site institucional de múltiplas páginas.

Para as Redes Socias, é necessário apenas criar e alimentar o seu perfil com postagens, videos etc.

Se você tem dúvidas por qual meio começar, irei explicar nesse artigo suas principais diferenças e em que situações devem ser utilizados para que se obtenha um melhor resultado.

1) Redes Sociais

As redes sociais mudaram a forma como interagimos uns com os outros e compartilhamos informações. Em 2024, foram contabilizados 5,4 bilhões de usuários pelo mundo, o que corresponde a 62,3% da população global. Dentre as redes destacadas, está o Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, X.

Por que devo investir nas Redes Sociais?

Você possui pouco ou nenhum valor pra investir

Para começar a usar as redes sociais, você precisa apenas do seu tempo, criatividade e um celular. Criar um perfil é gratuito e existem muitos aplicativos onde você consegue criar artes e montar vídeos sem pagar nada, como o Canvas e Inshot por exemplo.

Já o site, mesmo que você aprenda a montar o seu em tutoriais na internet, possui os custos obrigatórios com domínio e hospedagem.

Seu negócio ou área de atuação tem um apelo emocional

Serviços que necessitam de uma conexão com seu público deveriam ter redes sociais. É através delas que irá mostrar a sua “cara” ou serviço, gerando mais confiança a engajamento.

As melhores áreas para se investir em redes sociais: psicologia, educação, arte, medicina, academias, agências de turismo etc.

Você lida com produtos atualizados com frequência

Áreas que possuem catálogos de produtos e serviços alterados constantemente, são interessantes de estarem nas redes. Isso te pouparia tempo, pois o usuário já estaria inteirado dos serviços e valores que oferece, fazendo com que você não precise tirar suas dúvidas.

Além disso, manter as redes atualizadas, desperta ainda mais o interesse do cliente, pois ele verifica que o seu negócio ou serviço está funcionando normalmente.

Você já possui um público

Se você já possui um público definido, é muito mais fácil conseguir seguidores. Isso aumentará ainda mais o seu engajamento e visibilidade diante das redes.

2) Sites Profissionais

Os sites são muito importantes por diversos motivos. Além de funcionarem como um cartão de visita e divulgação de serviços do seu negócio ou área de atuação, são os principais aliados do Google. Quando alguém busca qualquer serviço no Google, é o site que irá aparecer.

Por que devo investir na Criação de Sites?

Marketing Direto

Os algoritmos trabalham muito melhor quando se trata de criação de sites. Em uma rede social, em grande parte dos casos, o conteúdo precisa “chegar a você”. A partir daí você pode escolher se irá ou não adquirir o produto ou serviço. Já o Google é muito mais direto. Quando alguém precisa de algum serviço, irá no buscador, digitará as palavras chave e imediatamente o resultado irá aparecer.

Médio valor de investimento

Se você possui um valor para investir entre R$1.000 a R$5.000 em um serviço profissional, certamente o site seria a melhor opção, comparado as redes sociais.

O motivo é que a maioria dos sites possuem um conteúdo fixo, ou com poucas atualizações, fazendo com que os gastos de manutenção sejam menores. Esses gastos envolvem a hospedagem, domínio, manutenção do blog, atualizações esporádicas e campanhas no Google Ads.

Já nas redes sociais, como o conteúdo é atualizado com frequência, os custos envolvem o pagamento periódico dos profissionais contratados, como designers e publicitários, além do investimento no Instagram Ads, Facebook Ads etc.

Outra vantagem de ter um site é sua possibilidade de aparecer nos resultados orgânicos do Google, caso seja realizado um excelente SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a relevância do site para o Google e outros mecanismos de pesquisa.

Maior credibilidade e clareza

Um site próprio mostra certa autoridade e profissionalismo da sua empresa ou de você, enquanto profissional. Houve um investimento ao contratar um profissional responsável por criação de sites, e isso é valorizando pelo seu cliente.

Além disso, você consegue mostrar as informações do seu negócio de forma mais relevante, objetiva e organizada, comparado as redes sociais.

Conclusão

No melhor dos cenários o ideal é investir tanto na criação de um site quanto nas redes sociais. Porém, se for necessário escolher, isso irá depender do seu objetivo.

As redes sociais podem ser uma boa escolha para quem não possui nenhum capital para investir, lida com produtos e serviços atualizados com frequência e/ou necessita que haja uma conexão com seu público. Porém o principal objetivo das redes é gerar engajamento, aumentar a credibilidade, o que futuramente poderá converter em uma venda/contrato.

Os sites são uma boa opção para quem tem algum capital para investir, precisa criar uma autoridade de marca e gerar vendas de uma maneira mais rápida e objetiva, já que os algoritmos estão ao seu favor.

Se você possui uma padaria ou salão de beleza, eu diria que seria melhor investir primeiro nas redes sociais. Agora se você possui um escritório de advocacia ou uma construtora, por exemplo, um site lhe cairia melhor.

Para contratar o serviço de criação de site profissional, você pode entrar em contato com a Mai Web Design.

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