Conheça alguns tipos de malwares e como se proteger deles

O Malware é um termo bastante amplo, e está ligado a qualquer software malicioso que visa danificar e infectar redes, computadores e dispositivos. Entre os prejuízos e danos que os malwares podem causar, podemos citar o roubo de informações bancárias, espionagem, bloqueios de operações em sistemas de comunicação etc. Esses são alguns dos principais malwares encontrados atualmente:

1- Vírus

Os vírus é o tipo de malware mais conhecido no mundo. Ele é projetado pra formar cópias de si mesmo e espalhar para os mais diversos sistemas. Geralmente o computador e/ou dispositivo é infectado quando o usuário baixa e executa algum software/arquivo. Ou seja, ele se propraga causando ações maliciosas, quando há uma interação do usuário com um programa hospedeiro.

2- Worms

Os worms são muito perigosos e sofisticados. Ao contrário dos virus, eles não precisam que o usuário execute um programa ou clique em um link infectado para se proliferar. Os worms agem de forma autônoma e tem a capacidade de se infiltrar em redes e computadores vulneráveis, replica-se de um dispositivo para outro, sem que o usuário perceba.

Como consequência, eles podem consumir grandes quantidades de recursos de dispositivos e redes, roubar dados bancários e informações privadas, excluir arquivos etc.

3- Trojans

Mais conhecido como Cavalo de Troia, esse malware se disfarça com um programa original para enganar os usuários e fazer com que os instalem nos computadores e dispositivos. Depois de instalado, ele pode realizar diversas tarefas maliciosas sem o conhecimento do usuário, como o roubo de dados, espionagem, uso de recursos etc.

4- Pishing

O pishing é uma estratégia que os hackers utilizam para enganar os usuários, para que exibam informações sigilosas, como senhas, dados bancários e outras informações pessoas.

O termo vem da palavra “fishing” (pescar) e tem relação com o objetivo dos atacantes, de “pescar” as informações de suas vítimas. Os métodos mais utilizados para a execução do Pishing é o envio de e-mails falsos, que se asemelham muito a e-mails legítimos de empresas nas quais o usuário tem vínculo, mensagens falsas via SMS, sites falsos etc.

5 – Spyware

Quando o spyware é instalado em um computador, ele monitora e coleta informações sem que você perceba. É muito difícil de identificá-lo, por isso é bem improvável de você saber que foi vítima de um golpe de spyware.

Você pode ser infectado pelo malware ao abrir uma página web com vírus, possivelmente por causa do recebimento de um e-mail de phishing.

Uma das formas mais comuns de spyware é um keylogger que registra tudo o que você digita no seu PC, incluindo nomes de usuário, senhas e dados bancários.

Como se proteger?

Para evitar cair em “golpes” ou ter o seu dispositivo infectado, é essencial ter alguns cuidados, como:

  • Verificar a procedência de e-mails de remetentes ou números de celulares. Se a mensagem ou e-mails são suspeitos, não clicar em nenhum link;
  • Instalar antivirus, para que possam detectar e remover ameaças suspeitas;
  •  Baixar arquivos e programas somente de fontes confiáveis;
  •  Evitar clicar em anúncios (adwares), pois muitos deles podem estar infectados;
  •  Manter o sistema operacional sempre atualizado;
  •  Fazer backups regularmente dos arquivos em nuvem e do computador/celular.

O avanço da tecnologia nos trouxe muitos benefícios, mas também possibilitou o desenvolvimento de ferramentas maliciosas, como os malwares, que estão cada vez mais elaboradas. Portanto, seguindo essas dicas e mantendo-se sempre informado, há muito menos riscos de você ter o seu dispositivo infectado.

×