Uma olhada no logotipo e sabemos instantaneamente qual é a marca. Um logotipo mal planejado pode simplemente quebrar uma empresa. Criar um logotipo de sucesso não é uma tarefa simples, e todas as grandes marcas têm uma coisa em comum: logotipos brilhantes!
Quase toda marca estabelecida tem uma história interessante sobre como – depois de muito brainstorming e pesquisa – os designers e profissionais de marketing criaram o logotipo. Aqui, listo 6 logotipos de marcas e sua história.
1- MC Donalds
O brasão do McDonald’s é um dos logotipos mais famosos por vários motivos. É instantaneamente familiar, pois representa mais do que apenas uma cadeia de fast-food. O logotipo se transformou em um ícone cultural associado à expansão global, ao capitalismo e à disseminação da cultura americana.
Um dos fatores mais marcantes do logotipo são os arcos dourados que lembram um ‘M.’ Quando o primeiro restaurante franqueado do McDonald’s foi inaugurado em 1952, os arcos faziam parte do design externo do estabelecimento.
Nove anos depois, esses mesmos arcos foram incorporados ao design do logotipo. Desde então, os arcos permaneceram ao longo dos muitos redesenhos de logotipo que a empresa teve em mais de 60 anos.
As cores da marca, amarelo e vermelho, foram uma direção proposital da empresa. O vermelho representa energia e estimulação, enquanto o amarelo está associado à felicidade. Ter os arcos em amarelo também levou à sua visibilidade impressionante, permitindo que as pessoas identificassem facilmente o brasão do McDonald’s em uma estrada superlotada.
No geral, o McDonald’s prova que a receita secreta indescritível para alcançar um dos logotipos mais famosos do mundo é ter uma união perfeita de formas, cores e simplicidade. Com essas qualidades, não demorou muito para que as pessoas se lembrassem de um design tão fácil, distinto e impactante.
2- Coca-Cola
A Coca-Cola tem um dos logotipos mais populares do mundo e é sem dúvida o logotipo mais icônico do mundo. O design da marca passou por diversas modificações antes de chegar ao que é atual. Sua tipografia e característica de duplo ‘C’ permaneceram inalteradas desde 1887.
O Dr. John Pemberton foi o responsável pela criação da marca e de seu primeiro logotipo. Ele misturou a primeira fórmula da Coca-Cola usando nozes de cola, açúcar, extratos de cocaína e água gaseificada.
O produto seria vendido como um tônico cerebral que regularia o humor e o temperamento. Anos mais tarde, a noz de cola e o extrato de cocaína seriam substituídos por ácido cítrico e vários sabores frutados. No entanto, a intenção de Pemberton continuou ao longo dos anos, pois a Coca-Cola manteve sua característica principal de melhorar o humor.
Seu contador, Frank Robinson, criou a tipografia para o logotipo e sugeriu que o logotipo apresentasse dois Cs maiúsculos porque anunciaria bem.
A princípio, o interesse pelo tônico foi muito baixo. Embora Pemberton atraísse investidores, ninguém estava relativamente interessado no produto. Logo depois, ele vendeu a empresa e faleceu. A Coca-Cola foi para Asa Griggs Candler, que começou a colocar a fórmula em garrafas e contratou Robinson para a publicidade, usando o logotipo original com todas as suas características.
3- Apple
É fascinante pensar que uma das maiores marcas do mundo é representada visualmente por uma fruta.
Até hoje, existem inúmeras teorias na web sobre como o popular logotipo da empresa de uma maçã mordida foi criado. Embora o logotipo tenha sofrido alterações em seu design ao longo dos anos, a maçã meio comida foi mantida todas as vezes.
A teoria mais comum é que o logotipo é uma homenagem ao falecido pai da ciência da computação, Alan Turing. Acredita-se que ele tenha se suicidado usando uma maçã com cianureto. As pessoas acharam isso um gesto adequado da Apple – para comemorar a vida de um homem que tornou possível sua missão de tecnologia avançada.
Embora seja uma bela história, é um equívoco.
Steve Jobs nomeou sua empresa Apple porque sentiu que era uma palavra poderosa, e ele estava no meio de uma dieta só de frutas quando pensou nisso. Seu logotipo foi criado por Rob Janoff, que afirmou repetidamente aos apoiadores que o logotipo não tem conexão com Turing.
De acordo com Janoff, a razão pela qual a maçã foi mordida é para que as pessoas não a confundam com uma cereja. Não pense demais no seu logotipo, pessoal! Mesmo a história de fundo mais simples pode alcançar as maiores alturas.
4- Uber
O Uber teve muitas voltas erradas ao longo dos anos (trocadilhos com motoristas), mas é difícil negar que ele tem um dos veículos de marca mais impressionantes do mercado. Como todas as grandes marcas, a Uber partiu de uma experiência pessoal.
Em uma noite de neve em dezembro em Paris, 2008, Travis Kalanick e Garrett Camp ficaram tremendo enquanto esperavam por um táxi. Nenhum veio. Apropriadamente, a empresa começou naquele momento como uma piada meio séria sobre pedir uma limusine particular por meio de um aplicativo. Depois daquela noite, Camp e Kalanick seguiram caminhos separados, mas a ideia ficou com os dois. Logo depois, “UberCab” nasceu.
Em março do ano seguinte, os dois cofundadores desenvolveram o aplicativo e começaram a testá-lo em Nova York em 2010 usando apenas três carros. Retornando a Paris em dezembro de 2012, eles lançaram o Uber – exatamente três anos depois que o aplicativo foi concebido lá.
A empresa cresceu exponencialmente desde então, revolucionando o significado de viajar ao longo do caminho. No entanto, um dos elementos mais inspiradores dessa jornada é a maneira como o Uber conta sua história em todos os elementos da marca. Toda a plataforma do Uber – do aplicativo ao tom de voz e design – é uma aula magistral em branding.
5- Red Bull
Onipresente entre viciados em adrenalina, caminhoneiros de longa distância e atletas, a Red Bull domina o mercado global de bebidas energéticas há décadas. Uma identidade de marca conhecida em todo o mundo, a abordagem agressiva e criativa da empresa para patrocínio tornou o nome Red Bull sinônimo de tudo, desde Fórmula 1, mergulho em penhascos, boates, snowboard e um cara literalmente pulando do espaço sideral .
Mas nem sempre foi assim. A Red Bull já levou uma vida humilde como um estimulante para trabalhadores de colarinho azul na Tailândia rural. Comercializado para trabalhadores mal pagos e mototaxistas (que, provavelmente, não estavam tentando desafiar as leis da gravidade e da sanidade como seus colegas norte-americanos), Krating Daeng foi a base para o que mais tarde se tornaria, você adivinhou: Red Bull.
A potente mistura de cafeína e taurina foi originalmente ajustada a partir de uma popular receita japonesa pelo empresário chinês Chaleo Yoovidyha, que introduziu o Krating Daeng na Tailândia nos anos 70.
Chaleo também desenhou o logotipo de Krating Daeng: dois bisões lutando em frente a um pôr do sol amarelo. Soa familiar? De acordo com o South China Morning Post, o logotipo ‘”evocou o espírito animado das touradas que há muito são populares em partes da Tailândia rural”.
Corta para 1984: o profissional de marketing austríaco, Dietrich Mateschitz, sofre jet-lag enquanto viaja pela Tailândia a trabalho. Por acaso, ele pega uma estranha garrafa de aparência medicinal com dois touros brigando nela. Seu jet-lag desaparece e a semente do que hoje conhecemos como Red Bull é plantada.
Vendo o potencial da marca entre os foliões ocidentais e amantes de esportes radicais, Mateschitz abordou a Chaleo com uma oferta para lançar a marca fora da Ásia. E o resto é história!
Enquanto Mateschitz atualizava a marca, ele se manteve próximo de suas raízes. A Red Bull manteve o espírito de luta original de Krating Daeng, mantendo – entre outras coisas – o logotipo do bisão e o nome.
6- Nike
Com a Nike tendo um dos logotipos mais icônicos, alguém poderia pensar que a marca deve ter gasto milhares de dólares para obtê-la. No entanto, a história da Nike prova que preços altos não contribuem necessariamente para ter logotipos populares. O que pode tornar um logotipo eficaz é a simplicidade e um sonho.
O fundador da Nike, Phil Knight, queria um logotipo que inspirasse movimento e determinação. Ele contatou uma de suas alunas, Carolyn Davidson, para ajudar a criar um logotipo para a empresa. Davidson criou várias amostras do design e, logo, Knight escolheu o logotipo que representava as asas da deusa grega Nike.
As asas da deusa levaram ao famoso logotipo da Nike do símbolo swoosh. A Nike também é a deusa grega da vitória, o que é uma qualidade adequada ao sistema de crenças da empresa. Em 1971, Knight pagou a Davidson $35 pelo logotipo – sem saber seu impacto final na sociedade e nos negócios.
Em 1983, a Nike subiu na classificação como uma marca de roupas esportivas de sucesso com um logotipo muito respeitado pela população em geral. A empresa convidou Davidson para um jantar executivo em sua homenagem. Eles a premiaram com um anel de diamante em forma de swoosh e ações da empresa como símbolo de sua apreciação.
As ações dadas a Davidson são estimadas em mais de um milhão de dólares hoje.
Um grande design começa com pequenas ideias
As empresas que podem contar visualmente a história de quem são e o que fazem têm maior probabilidade de cativar os clientes e estabelecer uma conexão mais profunda com o tempo.
Revisitar seus primórdios é uma ótima maneira de obter clareza sobre a direção de sua marca. Pense por que você começou em primeiro lugar e como você pode retratar isso como uma mensagem, uma identidade visual e nas ações que você realiza como empresa.