Acredito que uma parte fundamental de um design de um site bem-sucedido é um design limpo. O erro mais comum que vemos as pessoas cometendo é tentar colocar muita informação junto com muitos elementos na página, sejam formas, cores, imagens ou o pior cenário, todos os itens acima.
Na verdade, podemos dizer que o minimalismo foca no próposito do site, eliminando todos os elementos desnecessários e concentrando-se no que só precisa estar lá.
Isso não quer dizer que dê menos trabalho. Muito pelo contrário. Os designs limpos na Web são planejados estrategicamente, eliminando recursos e informações em excesso, para fornecer uma mensagem clara e concisa ao seu público-alvo e, portanto, ajudá-lo a alcançar os resultados desejados mais rapidamente.
Cientificamente falando, o simples é mais fácil de processar.
Você pode estar pensando “Já ouvi isso um milhão de vezes antes, e ainda não estou convencido. Há tanta coisa que quero que meus visitantes saibam e entendam.”
Então, por que todo mundo acha que o simples é mais bonito?
De acordo com um estudo do Google, os usuários classificam consistentemente sites visualmente simples como mais bonitos do que aqueles que são mais complexos, provavelmente porque o simples é cientificamente comprovado como sendo mais fácil para nós – seres humanos – processar. Sites minimalistas e menos complicados não exigem que nossos olhos e cérebros trabalhem tanto para processar e armazenar as informações.
Por que o espaço em branco é tão importante no web design?
O espaço em branco é uma parte crucial de um bom design por um bom motivo. Se usado bem e corretamente, pode mudar completamente a aparência do seu site e oferecer muitas vantagens ao seu público. É vital para garantir que seu site seja fácil de seguir para que eles queiram continuar lendo. É sempre essencial lembrar que o objetivo número um por trás de um site é oferecer uma ótima experiência para seus clientes.
O espaço em branco não apenas oferece harmonia, equilíbrio e consistência, mas também pode ajudar a levar o leitor de um elemento para outro. Deve ser do seu interesse principal ter um site que pareça simples, pareça organizado, por isso é uma alegria e não uma dor de cabeça ao visitá-lo. Você não precisa criar um layout repleto de tipos e imagens para entregar sua mensagem; pelo contrário, um design limpo e coeso parece muito mais confiante do que um desordenado.
Cada elemento deve comunicar sua mensagem
Até agora, você provavelmente está pensando que simples é um ótimo conceito e tudo mais, mas como você comunica todas as suas mensagens sem tornar seu site muito confuso? A resposta – comunique o máximo que puder com o mínimo possível.
Cada elemento (tipografia, paleta de cores, seu logotipo, layout e assim por diante) deve comunicar informações sutis sobre sua marca. Aproveitar ao máximo o seu site e, portanto, fornecer o máximo de informações possível, usando o mínimo de elementos possível.
Um dos valores principais que tenho em mente é sempre permanecer simples e livrar o mundo do design e da comunicação ruim. Embora o ‘design ruim’ seja um termo subjetivo, o consenso geral é que quanto mais simples e limpo for um site, melhor ele comunica sua mensagem e, portanto, cumpre melhor seu propósito.
Por exemplo, pegue a Apple , Microsoft , Adobe ou PayPal. Todos eles percorreram um longo caminho desde meados dos anos 2000, trocando a desorganização, formas obsoletas e muitas cores variadas por versões modernas e limpas, mantendo apenas o absolutamente o necessário. E ao reduzir seu site a seus elementos essenciais, você também pode aproveitar os ótimos resultados que eles têm.
Não sabe como começar? Entre em contato agora comigo e terei o prazer de ajudá-lo(a)!