O mundo do design vem com muitos conceitos e termos diferentes, o que, sejamos sinceros, pode ser um pouco confuso.
Neste artigo, falarei sobre 3 termos comuns: design visual, design UX e design de UI
Seja você um iniciante em design ou esteja aprimorando seus conhecimentos para uma próxima entrevista de emprego, este artigo simplificará esses termos e mostrará onde eles se cruzam e se complementam.
Aqui está o design da interface do usuário para começarmos!
O que é design de interface do usuário (UI)?
Uma interface de usuário (UI) se refere ao “ponto de interação e comunicação humano-dispositivo” com um produto digital, como um aplicativo, site ou até mesmo um jogo. Interfaces de usuário incluem telas, botões e quaisquer outros elementos que uma pessoa usa para interagir com o produto.
Os tipos de interface do usuário incluem:
• Interfaces gráficas de usuário (GUIs): Com GUIs, um usuário interage com elementos gráficos em uma tela, por exemplo, imagens, gráficos e barras de ferramentas. Mac OS e Windows OS são exemplos de GUIs — as janelas que você abre nesses sistemas têm elementos gráficos como menus, ícones, imagens e botões.
• Interfaces de usuário controladas por voz (VUIs): Essas tecnologias de reconhecimento de voz permitem que as pessoas interajam com dispositivos digitais (por exemplo, smartphones e computadores) usando comandos de voz. Alexa da Amazon, Siri da Apple e Assistant do Google são todos exemplos de VUIs.
• Interfaces de usuário baseadas em gestos: Os usuários precisam executar movimentos físicos específicos para operar esse tipo de interface. Por exemplo, gestos de deslizar e movimentos de mão ao usar seu telefone.
Em termos de design, a UI foca em criar interfaces visualmente impressionantes. Os designers de UI decidem a aparência de todas as telas ou páginas que compõem uma interface de usuário digital, bem como a aparência dos elementos individuais apresentados nessas telas e páginas.
Elementos como tipografia e cores são de responsabilidade de um designer de UI. O designer também é responsável por garantir que todas as diferentes telas ou páginas se encaixem perfeitamente, preparando o cenário para a experiência positiva do usuário final.
Isso nos leva à próxima seção…
O que é design UX?
Na década de 1990, Don Norman cunhou o termo experiência do usuário (UX), definindo-o como o conceito que “abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos”.
No design, a experiência do usuário é o processo pelo qual um usuário interage com os vários elementos de design que compõem um produto, serviço ou sistema.
Designers de UX não projetam a experiência do usuário de fato. Isso porque a experiência do usuário não é algo que pode ser projetado como interfaces de usuário. O papel dos designers de UX é projetar para uma experiência positiva do usuário, o que significa criar condições que resultem em experiências positivas para o usuário.
Nós, humanos, somos criaturas lógicas, mas emocionais. Como tal, quando passamos por uma “experiência”, tanto nossas emoções quanto raciocínio estão presentes. Um designer de UX considera esse comportamento humano geral para criar um design funcional que permita ao usuário satisfazer suas expectativas, atender suas necessidades e atingir seus objetivos.
O design UX essencialmente constrói uma ponte para o usuário final, então ele frequentemente considera todo o processo ou jornada que um usuário passa enquanto interage com um produto ou serviço. Um designer UX geralmente considera as seguintes áreas-chave enquanto trabalha:
• Usabilidade: Um bom design significa que um produto ou serviço é simples e fácil de usar.
• Utilidade: Um produto ou serviço deve suprir uma necessidade, caso contrário não há razão real para uma pessoa usá-lo.
• Desejabilidade: O design deve ser atraente o suficiente para provocar emoções positivas.
• Facilidade de localização: um usuário deve ser capaz de encontrar uma solução rapidamente quando tiver um problema.
• Acessibilidade: O produto ou serviço precisa ser acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência.
• Credibilidade: A empresa e seu produto ou serviço devem transmitir confiabilidade.
A diferença entre o UI DESIGN e UX DESIGN
Os termos UI design e UX design são às vezes usados de forma mútua. A essa altura, você provavelmente já viu que eles não são exatamente a mesma coisa.
Enquanto o design de interface do usuário se concentra na estética e em como diferentes elementos se encaixam, o design de experiência do usuário vai além do visual e se concentra em proporcionar experiências significativas aos usuários.
Os designers de UX descobrem como os diferentes elementos de um produto funcionam, como os usuários irão interagir com esses elementos e a jornada pela qual eles passarão — tanto em níveis lógicos quanto emocionais — ao usar o produto.
Resumindo, o design UX envolve o acompanhamento da jornada do usuário enquanto ele interage com um serviço ou produto, e o design de UI se concentra na construção da interface desse serviço ou produto.
No entanto, ambos usam uma abordagem “human-first” para design. Como tal, elas se complementam, e às vezes se sobrepõem, para contribuir para um produto ou serviço robusto que atenda bem aos usuários e encontre sucesso no mercado.
O que é design visual?
O terceiro termo que estamos analisando é design visual, outra disciplina de design que se concentra na aparência de um produto.
O design visual consiste em reunir estrategicamente cores, fontes , imagens, ilustrações, layouts e outros elementos visuais para criar um produto com ótima aparência.
A palavra-chave aqui é “estrategicamente”.
Embora as pessoas tendam a pensar em criar um produto com o maior apelo, isso não é tudo que há no design visual. Um bom design visual:
• Direciona o usuário para a funcionalidade de um produto ou serviço.
• Cria estéticas que constroem uma imagem de marca positiva e consistente.
• Garante que o conteúdo transmita as indicações visuais corretas e comunique as informações corretas.
Os menores e mais sutis detalhes de design visual afetarão a forma como um usuário percebe um produto ou serviço.
O que o público espera desta marca? Que esquema de cores preciso seguir para transmitir a mensagem claramente? Por que escolher esta cor, fonte ou layout específico para este elemento específico? Esses conceitos de design são consistentes com a identidade da marca?
Esses são os tipos de perguntas que um designer visual tentará responder enquanto trabalha.
Ser estratégico é o que conecta o design visual com o design UX e UI.
Experiência do usuário: onde a IU, a UX e o design visual se encontram.
Aí estão, três termos comumente usados no espaço do design.
O design visual está obviamente conectado ao design de UI, já que ambos se concentram na aparência e no comportamento de um produto. Na verdade, o design visual forma a camada mais alta do design de UI, que se concentra no estilo visual e na voz de um produto, ou marca maior.
No entanto, o design de UI vai além dos visuais, aprofundando-se um pouco mais em como cada elemento da interface é construído e integrado com outros elementos. O trabalho dos designers de UI também abrange outras áreas envolvendo como os elementos funcionam juntos e até que ponto os usuários podem interagir com eles.
É aqui que a UI se sobrepõe à UX, com os designers de UX se concentrando na parte de interatividade — o que os usuários vivenciam à medida que passam pelo processo de interação com um produto.
Por outro lado, o design UX também compartilha uma conexão crucial com o design visual. Um bom design visual desempenha um grande papel na melhoria da experiência do usuário, ajudando a manter os usuários engajados enquanto interagem com um produto.
No geral, todos os três se alimentam uns dos outros e todos são importantes para desenvolver um produto atraente que forneça a melhor experiência do usuário.
Artigo traduzido de Play Book