A identidade visual da sua marca é essencial para gerar uma conexão com o seu público. Se ela for bem construída, será mais fácil de ser memorizada e passará mais credibilidade para seus clientes, pacientes ou seguidores.
Um dos elementos mais marcantes da identidade visual são as cores. Por esse motivo, é muito importante escolhê-las de maneira correta, para que transmitam emoções coerentes com o objetivo da marca.
Por exemplo, a cor vermelha jamais poderia ser utilizada na identidade visual de um SPA, pois ela está associada a emoções fortes, como velocidade, intensidade etc. Para o SPA, o ideal seria usar cores em tom pastel, que transmitem a ideia de paz e serenidade.
Nesse artigo irei listar algumas cores, com seu significado psicológico e onde poderiam ser utilizadas.
1) Amarelo
O amarelo é representado pelo SOL, que evoca sentimentos de felicidade, alegria e criatividade. É muito utilizado em startups, lojas de roupas e empresas de tecnologia, por possuírem um público jovem que anseia por inovação.
É a cor ideal para empresas que buscam atrair seus clientes de forma calorosa e cordial.
Setores: Roupas, Startups, Agências de Marketing e Tecnologia, Aplicativos WEB, Lojas de Departamento etc.
2) Vermelho
Conforme mencionado anteriormente, o vermelho transmite emoções fortes e energéticas, sendo representado pelo fogo.
Além disso, também provoca o despertar da fome e apetite. Não é por acaso que diversos restaurantes utilizam o vermelho em sua identidade visual.
Setores: Restaurantes, Serviços Gerais, Bancos, Canais de Notícias, Alimentos, Setor Automobilístico etc.
3) Azul
O azul é uma das cores mais comuns e versáteis no mundo corporativo, já que ele possui diversos significados. Dentre eles, podemos citar a confiança, o profissionalismo, o equilíbrio etc.
É ideal para ser utilizado para empresas que precisam gerar uma relação de confiança e estabilidade com os seus clientes, pacientes ou seguidores.
Setores: Clínicas Médicas, Escritórios de Advocacia, Empresas de Engenharia e Tecnologia, Instituições Financeiras etc.
4) Verde
O verde é ligado a ideia de conexão com a natureza, crescimento e saúde. A cor nos provoca uma sensação de paz, serenidade e vitalidade.
Por esse motivo é muito utilizada em marcas relacionadas ao setor de saúde, produtos sustentáveis, alimentos saudáveis etc.
Setores: Lojas de Produtos Naturais, Empresas de Consultoria Ambiental, SPAS, ONGs que promovem a sustentabilidade etc.
Conclusão
Estas são as cores mais comuns utilizadas na criação da identidade visual. Porém, existem diversas outras cores que poderiam se encaixar perfeitamente na sua marca.
O lilás, por exemplo, transmite serenidade e relaxamento, podendo ser utilizado em Clínicas de Massagem e Consultórios de Psicologia.
O laranja é um meio termo entre o vermelho e amarelo, pois transmite emoções intensas e alegres, que remetem a juventude e inovação. Pode ser utilizado em Agências de Comunicação, Produtos Tecnológicos, Setor Alimentício etc.
Para escolher a cor correta para a sua marca, é importante consultar um Designer ou Web Designer. O(a) profissional poderá lhe auxiliar considerando aspectos como: a combinação das cores, materiais que serão aplicadas, se transmitem emoções condizentes com o objetivo da marca etc.