Você entende como funciona o processo de criação de um site?
Com todas as ferramentas de criação de sites fáceis de usar e centenas de cursos disponíveis, quase qualquer pessoa pode criar um site, com relativa facilidade.
Porém o processo de criação de um site de qualidade envolve muito mais do que apenas construí-lo. Não tem só a ver com wireframes, códigos, animações e ferramentas de gerenciamento de conteúdo. Um bom site, na verdade, é uma mistura de conhecimentos técnicos com a perspicácia de entender o que o usuário busca. É a junção da arte, da tecnologia e da psicologia, que se encontram e evoluem ao longo do tempo, à medida que novas tendências surgem.
Neste post, vou dividir o processo de design do site em 6 etapas.
1. Descoberta
Nesta fase inicial, o Web Designer precisa identificar o objetivo final da criação do site, o que geralmente envolve a colaboração do cliente ou outras partes interessadas. As perguntas a serem exploradas e respondidas nesta etapa do processo do design e desenvolvimento do site incluem:
• O que a empresa ou profissional fazem?
• Qual é o público-alvo?
• O que eles devem esperar quando chegarem ao site?
• Qual é o objetivo principal do site?
• Que mensagem precisa ser transmitida?
• Quais sites concorrentes, se houver, e como esse site deve ser inspirado/diferente desses concorrentes?
Esta é a parte mais importante de qualquer processo de desenvolvimento web. Se essas perguntas não forem respondidas com clareza no resumo, todo o projeto pode seguir na direção errada.
2. Planejamento
Assim como a coleta de informações, a etapa de planejamento do design do site é uma parte crítica do lançamento de um novo site.
Durante a fase de planejamento, o Web Designer deve revisar ou criar uma estratégia de SEO para otimizar o site no Google e outros mecanismos de busca.
O planejamento também inclui um plano que descreva atividades e entregas específicas, juntamente com cronogramas específicos.
Por último, é a também a fase onde são coletados todos os materiais referentes ao site, como textos, fotos, videos e outras informações relevantes, antes do desenvolvimento do layout/esboço.
3. Wireframes e Mapa do Site
O mapa do site fornece a base para qualquer site bem projetado. Ele ajuda a dar aos web designers uma ideia clara da arquitetura de informações do site e explica as relações entre as várias páginas e os elementos de conteúdo.
O próximo passo é encontrar alguma inspiração de design e construir uma maquete do wireframe. Os wireframes são como o esqueleto do site, eles fornecem uma visão detalhada do conteúdo que aparecerá em cada página. Embora não mostrem nenhum elemento de design real, os wireframes fornecem um guia para definir a hierarquia de conteúdo na página.
4. Layout e Design do Site
Esse é momento de criar o design do site. Essa parte do processo de design geralmente será moldada por elementos de marca, opções de cores e logotipos existentes, conforme estipulado pelo cliente.
As imagens estão assumindo um papel mais significativo agora do que nunca. As imagens de alta qualidade não apenas dão a um site uma aparência profissional, mas também comunicam uma mensagem, são compatíveis com dispositivos móveis e ajudam a criar confiança.
O layout a última etapa, antes do desenvolvimento do site no ambiente Web.
5. Desenvolvimento
Na fase de desenvolvimento, o design do site é traduzido para o código real que faz o site funcionar. Esta fase pode ser a mais demorada, por isso é importante o web designer manter os clientes informados sobre o andamento do projeto.
6. Revisão e Teste
Antes de o site ser lançado, ele será colocado em um servidor de produção onde apenas o público interno e qualquer pessoa com quem você compartilhar o link poderão visualizá-lo.
O teste do site é crítico, pois inevitavelmente haverá problemas que precisam ser resolvidos antes que o site seja lançado. Não há nada que corroa mais uma marca do que um site que não funciona corretamente ou que tem erros ortográficos ou elementos de design quebrados.
Nesta fase, o site precisará ser revisado em vários navegadores e dispositivos móveis, para ver se e onde ocorrem quebras.
7. Lançamento
Depois do site testado e todo o conteúdo revisado, é a hora de lançar o site!
Porém, uma vez que o site é lançado, o projeto não acabou – você deve estar preparado para responder aos comentários dos usuários que estão se adaptando ao novo site. Espere fazer algumas alterações imediatas no site, como corrigir links quebrados, editar cópias e fazer ajustes. A Web é um meio fluido que muda diariamente, se não a cada hora — a mudança é inevitável.
Conclusão
As etapas descritas acima, no processo de criação do site, não são necessariamente obrigatórias, porém fazem uma grande diferença no resultado final do projeto.
O processo é circular, não linear. É importante que todas as partes interessadas estejam alinhadas e movendo-se de forma colaborativa, para que o projeto seja um sucesso.