A tipografia no design gráfico pode afetar fortemente a forma como as pessoas reagem a um documento/material. A seleção cuidadosa e o uso consistente de um tipo de letra escolhido podem ser tão importantes quanto o uso de gráficos, cores e imagens na criação e solidificação de uma marca profissional. Nesse artigo você pode compreender melhor sobre a importância da tipografia.
Quando eu estava começando a carreira de web designer, eu sempre estava me perguntando quais fontes os designers usam. Então comecei a pesquisar quais as fontes mais populares que os designers gostam de usar.
Hoje estou compartilhando o resultado da minha pesquisa:
Fontes Premium:
1) Futura
Lançado por Paul Renner em 1927, Futura é uma das primeiras fontes modernistas inspiradas na ideologia do movimento Bauhaus na Alemanha.
É também uma das mais versáteis fontes sans serif ainda disponíveis, e tem o poder de fazer qualquer layout parecer contemporâneo “sem roubar a cena”. Use-o para adicionar uma aparência futurista ou limpa a qualquer layout.
2) Gill Sans
Se uma fonte pudesse resumir o clima e a cultura dos britânicos, seria Gill Sans. Projetado por Eric Gill no final da década de 1920, suas linhas nítidas e limpas são equilibradas por um calor e humanidade distintos.
Embora tenha sido amplamente utilizado na sinalização de transporte na Inglaterra nos anos 1930, o Gill Sans tem sido amplamente utilizado em todo o mundo, ao longo dos últimos cem anos. No design contemporâneo, encontrou-se uma nova vida respingada em embalagens de alimentos e capas de livros, trazendo uma nostalgia aconchegante para obras de arte que precisam de sutis desmodernizações.
3) Garamond
Garamond oferece uma variedade de versões para a comunidade de designers gráficos. A maioria das versões é igualmente apreciada por profissionais com exceção da versão Adobe Garamond.
Seu estilo arrojado e sutil faz com que seja uma combinação adequada para criar websites, livros didáticos, revistas e outros meios usados para fins educacionais.
Sua popularidade na indústria do design ajudou a garantir o título da segunda melhor fonte por uma agência de publicação da Alemanha, enquanto a Helvetica continua sendo a primeira da lista.
4) Bodoni
Muitos designers vão flertar com Didot e Bodoni para conseguir uma certa aparência de luxo em seus designs. Bodoni é mais comprimido e exagerado do que Didot, o que lhe dá um ar um pouco mais esquisito e retrô.
Projetado por Giambattisa Bodoni em 1798, é uma fonte transicional serifada que se inspira em Baskerville. Se você quiser que um design pareça caro, sofisticado ou bem instruído – uma solicitação comum para os profissionais de marketing de marca – essa é a fonte a ser usada.
5) Helvetica
A Helvetica está entre as fontes mais populares usadas por designers gráficos.
A semelhança desta fonte varia entre os profissionais, já que alguns deles a elogiam por sua exibição única e simples, enquanto outros argumentam que o espaçamento entre os caracteres é um pouco apertado.
Isso pode ser devido às diferenças características entre os designers, enquanto os profissionais estão atentos a cada detalhe, por isso eles classificam e usam fontes de acordo com o escopo e a finalidade de um projeto.
Fontes Gratuitas:
1) Open Sans
Open Sans faz o emparelhamento perfeito com design plano. É uma fonte humanista sem sans serif no molde da Freight Sans, mas tem uma aparência mais limpa e neutra. Isso o torna totalmente versátil e, por isso, você o verá em todos os lugares em layouts de impressão e web design.
No entanto, a neutralidade não o torna excessivamente reconhecível, o que o torna uma ótima fonte de fallback para praticamente qualquer projeto de design.
2) Oswald
Oswald tornou-se uma escolha popular de fonte para designers, especialmente para aqueles que trabalham no mundo da web. Uma reformulação do estilo clássico historicamente representado pelas fontes sem serifa Gothic Alternate, essa fonte profissional foi re-desenhada e reformada para melhor se adequar à grade de pixels das telas digitais padrão.
3) Roboto
Roboto tem uma natureza dupla. Tem um esqueleto mecânico e as formas são em grande parte geométricas. Ao mesmo tempo, a fonte apresenta curvas amigáveis e abertas. Enquanto alguns grotesks distorcem suas letras para forçar um ritmo rígido, Roboto não se compromete, permitindo que as letras sejam ajustadas em sua largura natural. Isso contribui para um ritmo de leitura mais natural, mais comumente encontrado nos tipos humanista e serif.
4) Montserrat
Os antigos cartazes e letreiros no bairro tradicional de Montserrat , em Buenos Aires, inspiraram Julieta Ulanovsky a projetar esse tipo de letra e resgatar a beleza da tipografia urbana que surgiu na primeira metade do século XX. À medida que o desenvolvimento urbano muda esse lugar, ele nunca voltará à sua forma original e perderá para sempre os projetos que são tão especiais e únicos. As letras que inspiraram este projeto têm trabalho, dedicação, cuidado, cor, contraste, luz e vida, dia e noite! Estes são os tipos que fazem a cidade parecer tão bonita. O Projeto Montserrat começou com a idéia de resgatar o que está em Montserrat e liberá-lo sob uma licença livre, a Licença de Fonte Aberta SIL.
5) Raleway
Raleway é uma elegante fonte do Google inicialmente projetada em um único peso, mas depois foi expandida para nove famílias de peso. É outra fonte inspirada no estilo geométrico sem serifa. Eu amo usar essa fonte em diferentes designs de web, porque tem muita personalidade. Ele vai bem com sans-serif também.